quarta-feira, 17 de maio de 2006

O JORNALISTA JOÃO PEDRO HENRIQUES, DO PÚBLICO,
E AS CHACHADAS, PERDÃO, CHARADAS



"A culpa foi do terramoto de 1755. Foi por isso que nasceu um problema chamado Palácio Nacional da Ajuda, ainda hoje por concluir, 250 anos passados. A zona aguentou relativamente bem o sismo e, por isso, D.Manuel decidiu mudar para ali a familia real, saindo do Terreiro do Paço, completamente arrasado".
artigo de joão pedro henriques no jornal público de 14.5.2006

Desde domingo que a Formiga Bargante anda "arrasada" a tentar descobrir quem é esta misteriosa personagem que João Pedro Henriques afirma ser o decisor da mudança do paço real do Terreiro do Paço (ele também arrasado, mas pelo terramoto) para a Ajuda.

No texto não é dada qualquer chave para se perceber quem é este D.Manuel. Seria rei? Ministro? Alto dignatário da corte?

Pelo sim pelo menos, consultámos a "tabela" dos reis de Portugal e surgem-nos dois D.Manuel. O primeiro, reinou de 1495 a 1521, e o segundo, que por acaso foi o último rei do rectângulo, de 1908 a 1910.

Como o terramoto foi em 1755, estes dois D.Manuel ficam excluidos da charada lançada por João Pedro Henriques.

Como os conhecimentos da Formiga Bargante são nuito limitados, daqui lançamos um desafio aos nossos leitores: o primeiro que decifrar quem é este D.Manuel, ganha um rebuçado da conceituada marca "Formigueiro", a enviar por mail.

Ficamos a aguardar, ansiosamente, as vossas respostas.

É que estamos mesmo "arrasados" com este enigma.

Nota Formiga Bargante: já seguiu mail para o provedor dos leitores do público, a convidar o senhor a concorrer. Daremos conta da resposta dele, se ela acontecer.

Sem comentários: