quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Conversas de uma noite de Verão – II

ou, “Coisas que pode dizer numa destas noites para dar a entender que é muito inteligente, embora todos a gente saiba que a inteligência não é isto.”

[Situação 1]
- Então, gostaste do jogo de ontem?
- Jogamos bem, mas achei que o Quaresma não estava na melhor forma.
- Olha que o Cristiano Ronaldo também claudicou um bocado naquelas marcações. Nem é costume nele.
- Agora que falas em claudicar, lembra-me que claudicar vem de Cláudio,Tiberius Claudius Nero Germanicus. Se quiseres saber a história toda podes sempre ler o “Eu Cláudio, Imperador” do Robert Graves, ou ver o filme, ou DVD que podes encontrar numa Fnac perto de ti caso, em vez de livros sugeridos pela Oprah, os teus familiares te ofereçam cheques-prenda. Facilita muito a vida de uma pessoa. Mas como eu estava a dizer Cláudio não foi aquilo que imaginamos de um Imperador, pois era doente, gago e coxo. Olha que nunca ninguém pensou que ele chegasse a imperador, nem mesmo a família, e o tipo, após a morte de Calígula que era seu sobrinho – também há um filme sobre este, mas é muito… “político” -, tornou-se imperador. É claro que istoficou a dever-se ao facto de ninguém da família imperial com idade para governar ter sobrevivido aos ataques de que foram alvo. Era comum. É por Cláudio coxear que hoje quando dizemos que quando uma pessoa claudica, queremos dizer que hesita, vacila. Sabes que foi o primeiro a usar o nome de César que depois mais tarde deu origem à denominação alemã para imperador (Kaiser) e à russa também para imperador (Czar).
- Mas a gente não estava a falar de futebol? Lá estás tu a desconversar! Lá por a equipa ter perdido, não se acaba a Primavera.

[Situação 2]
- Eu estou farta daquele ambiente lá no trabalho.
- Eu também. E tu não “sabes da missa metade”. No expediente estavam a dizer que o chefe não mandou descontar à Inês da contabilidade os dias que ela faltou, alegadamente por causa da gripe do filho.
- E aposto que ela aceitou, não?
- Claro. Não só aceitou como consta-se, voltou a fazer horas extraordinárias com ele.
- Detesto gente sem escrúpulos.
- A palavra “escrúpulo” vem do latim scrupulu e quer dizer pequena pedra. Os escrúpulos eram então pequenas pedras que se enfiavam nas sandálias dos soldados romanos. E já se sabe, se uma pedra incomoda muita gente, muitas pedras incomodam muito mais. É por isso que quando dizemos “O tipo tal tem muitos escrúpulos”, referimo-nos às pedras na consciência, que incomodam. Os remorsos, os sentimentos de culpa. Já uma pessoa sem escrúpulos é aquela que não olha aos meios para atingir os fins, que “leva tudo à frente”, nada lhe pesa na consciência.
- Mas achas que tem a ver com o tipo e o número de pedras e não com o seu peso.
- Sim, porquê?
- Porque então a expressão “peso na consciência” pode ser enganosa. Não é peso, é só mau estar.
- Agora que falas nisso, acho que há certa palavras no nosso discurso que temos de mudar.

[Situação 3]
- Manuel, há quanto tempo! A tua mulher já teve bebé?
- Já, e correu lindamente.
- Foi um pilas como o pai?
- Não, por acaso foi uma menina. Mas é perfeitinha e muito bonita. Estou apaixonado pela mãe e pela filha.
- Foi parto normal?
- Não, foi cesariana.
- Curioso… Sabes que dizem que a palavra cesariana vem de César, do imperador Caio Júlio César (onde é que eu já ouvi falar disto?). Havia já na família imperial romana, desde Cláudio, o nome César, mas não era sinónimo de imperador. Só com ele é que se tornou sinónimo de imperador. Mas adiante… César nasceu de cesariana, quer dizer, nasceu da abertura do ventre da mãe. Acontece que esta teoria cai por terra quando sabemos que as cesarianas sé eram praticadas em parturientes mortas e a mãe de César, segundo os relatos da época, esteve presente em muitas situações da sua vida adulta, por isso não podia vir daí. Além disso, se como te disse, o nome César era anterior ao Imperador, se era um nome da família, porque é que só após o nascimento deste que associaria a cesariana? Nã… A mim ninguém me engana, cesariana e césar vêm do latim, do verbo caedeci e caedo que quer dizer, incisão, corte, cortar.
- Está bem… Vou buscar outra bebida

Sem comentários: