quarta-feira, 29 de novembro de 2006

CÂMARA VAI PAGAR DEZ MIL EUROS
POR MÊS
PARA GUARDAR PEÇAS
DO MUSEU DA MODA

Museu abre daqui a dois anos e contrato é por cinco.
in:jornal público de 29.11.2006

"Nos considerandos do documento, a maioria justifica o recurso ao ajuste directo com os donos do Entreposto, sem qualquer concurso ou consulta ao mercado, com a urgência de retirar as cerca de 2200 peças do Centro Cultural de Belém, onde têm estado desde a sua quisição ao coleccionador Francisco Capelo, em 2003".

"O autarca (Amaral Lopes-vereador da cultura da CML), que já foi secretário de estado da cultura, sustentou que o que estava em causa era a existência de depósitos adequados para amnter as reservas museológicas e que esse é, "há mais de 30 anos", um problema comum a muitos museus de Lisboa".

"O PS também levantou algumas dúvidas mas votou a favor, juntamente com o PSD".
in: josé antónio cerejo - jornal público de 29.11.2006

E é esta a gestão que a actual maioria pratica na Câmara Municipal de Lisboa.

Em cinco anos a CML vai pagar cerca de 610.000 mil euros ao Entreposto pelo aluguêr do espaço agora contratado.

Em lugar de investir esta verba (ou menor) num espaço próprio com condições adequadas para a armazenagem de objectos relacionados com a criação artística, Amaral Lopes aluga um espaço e apresenta uma desculpa esfarrapada (a urgência...) como se não soubesse desde o início do ano que a colecção tinha que sair do CCB.

Quanto ao voto favorável do PS, basta lembrar como é que a colecção de Francisco Capelo "aterrou" no Centro Culturalde Belém.

Lembram-se de quem era Ministro da Cultura da altura?

Vá lá, uma ajudinha: Manuel Maria Carrilho.

Sem comentários: