quinta-feira, 23 de novembro de 2006

O INFERIOR ENSINO SUPERIOR
Paquete de Oliveira

É de leitura obrigatória o artigo de opinião publicado hoje no Jornal de Notícias e assinado pelo sociólogo Paquete de Oliveira.

Tomando como base a apresentação pública, efectuada ontem, dos resultados da avaliação realizada pela Rede Europeia para a Garantia da Qualidade no Ensino Superior (ENQA) às Comissões de Avaliação Externas (CAE), as quais têm como missão a avaliação da qualidade do nosso ensino superior, Paquete de Oliveria, com o conhecimento que detém destas matérias, proveninete da sua ligação ao ISCTE, desenvolve um conjunto de apreciações extremamante lúcidas e certeiras.

Só para abrir o apetite, dois excertos:

"Tudo somado, a grande conclusão é esta Dez anos de avaliação nacional das diferentes unidades de ensino superior e de centenas de cursos realizadas pelas diversas CAEs (Comissões de Avaliação Externa), nomeadas pela CNAVES - o Conselho Nacional de Avaliação do Ensino Superior, pouco ou nada acrescentaram à qualidade do ensino. Mas seria necessário uma comissão internacional de peritos para chegar a esta conclusão?"

"Importa atribuir a cada uma das entidades condutoras do sistema e praticantes da sua execução as respectivas responsabilidades. Um sistema de ensino que produz cerca de 50 mil licenciados para o desemprego terá de ter fortes deficiências em si mesmo e no espaço nacional onde se integra".

LINK

Sem comentários: