sexta-feira, 10 de novembro de 2006

OS NOVOS DIRECTORES DO MUSEU BERARDO

Ficou ontem completa a equipa de direcção do Museu Berardo.

Como responsável artístico fica um francês, Jean-François Chougnet, e como director-geral Rui Silvestre.

Sobre o primeiro, a transcrição de uma parte de um artigo publicado ontem no Diário de Notícias:

"No próprio dia em que foi anunciado, o nome de J.-F. Chougnet começou a alimentar desconfianças no meio. Algumas fontes contactadas pelo DN lêem nesta escolha "uma tentativa de Berardo não fechar a porta aos franceses", já que o futuro director artístico do Museu Berardo tenderá a manter os laços entre o comendador e França, país a que chegou a ofereceu a sua colecção, antes do acordo com o Estado português.

Além disso, a estratégia de Berardo passaria pela valorização do seu acervo. Ao não constituir uma equipa permanente de curadores, antes convidando comissários para mostras temporárias, Chougnet estaria, segundo os profissionais contactados pelo DN, a potenciar a sua avaliação financeira para efeitos de venda, caso o Estado português não exerça o seu direito de preferência ao fim de dez anos.

Marc Pottier, curador independente (ver Reacções), garantiu ao DN que esta escolha não passou pelo Ministério da Cultura francês ou pela respectiva Embaixada em Lisboa (onde Chougnet estagiou em 1979). Mas admitiu: "Se a França quer fazer alguma coisa, a porta está aberta. Faz parte do jogo."
LINK

Quanto ao segundo, o melhor seria perguntar à Fundação de Serralves das razões que levaram à sua saída.
Mas isso nunca iremos saber, aposto.

ADENDA

Para que o Estado possa exercer a sua opção de compra sobre a Colecção Berardo, torna-se necessário que o Comendador aceite o preço pelo qual a colecção foi avaliada, (o qual ainda não é do conhecimento público), caso contrário não existe a possibilidade da Colecção ser comprada pelo Estado.
Mas a Fundação e o seu funcionamento nos próximos 10 anos, com todas as despesas pagas totalmente pelo Estado, essa sim, está garantida !

O "folhetim" ainda vai no principio.

Muito em breve novos episódios.

Sem comentários: