segunda-feira, 20 de novembro de 2006

POR NOVENTA CÊNTIMOS, É BARATO.



Há dias em que um artigo justifica plenamente os noventa cêntimos gastos na compra do Público, e hoje é um desses dias.

Pedro Magalhães, no artigo intitulado "Nós e a América", zurze nos nossos queridos "comentadores políticos", tendo como pano de fundo as eleições americanas.

No seu habitual estilo elegante mas muito directo, Pedro Magalhães desmonta a impreparação (e a falta de vergonha) reinante, quer no mundo da dita imprensa de referência, quer em muitos blogues tidos como tal.

Só para abrir o apetite:

"Poucas horas depois das eleições para o Congresso norte-americano no passado dia 7, já quase todos os comentadores políticos nas televisões, jornais e blogues portugueses tinham feito as suas ilações sobre as motivações dos eleitores, o significado profundo das eleições e as suas implicações para o futuro. O contrates entre essas análises e as que foram feitas nas Estados Unidos, mesmo as provenientes de quadrantes ideológicamente semelhantes, é pura e simplesmente fascinante.

Em Portugal, especialmente nalguns blogues mais identificados com a direita ideológica, abundaram explicações complexas para os resultados, chamando a atenção para as especificidades dos contextos, dos candidatos e dos temas em cada eleição local ou estadual e para a impossibilidade de fazer inferências sobre a relação entre a actuação de Bush ou a avaliação da guerra do Iraque e este resultado.

Tudo isto, contudo, surpreenderia todas as pessoas com quem falei nos Estados Unidos por esses dias, alguns especialistas em comportamento eleitoral, assim como, suponho, a esmagadora maioria dos americanos"".

Vá lá, gastem lá os noventa cêntimos, e verão que são muito bem gastos.

1 comentário:

AM disse...

para quê quando temos o abrupto...