sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

A MINISTRA DA CULTURA, O ACÓLITO MANUEL OLEIRO E A VERDADE DOS NÚMEROS DOS VISITANTES DOS MUSEUS NACIONAIS TUTELADOS PELO INSTITUTO PORTUGUÊS DE MUSEUS - ANÁLISE GLOBAL

Comparando o número de visitantes dos Museus tutelados pelo IPM, de Janeiro a Novembro de 2006 com igual periodo de 2001, verificamos que 9 museus cresceram entre 220% (Museu Dr.Joaquim Manso, na Nazaré) e 12% (Museu de Alberto Sampaio, em Guimarães).

No mesmo periodo, 12 museus perderam visitantes (Conímbriga com -35%, Museu do Azulejo com -15% ou o Museu dos Coches com -9%, por exemplo).

Finalmente o Museu do Chiado (tinha que ser...) apresenta um crescimento de 7% de visitantes entre Janeiro e Novembro, mas, entre Abril e Novembro de 2006 acolhe o menor número de visitantes da história do Museu, ou seja, "amealhou" visitantes com a exposição O olhar Fauve ("Os simpáticos Marquet e Valvat vindos do Museu de Bordeus", nas palavras de Alexandre Pomar) e em seguida "fechou para férias".

Finalmente, uma chamada de atenção para o furacão Dalila Rodrigues, Directora do Museu Nacional de Arte Antiga.

Tendo tomado posse do cargo de Directora do Museu em Novebro de 2004, começou a imprimir um estilo e uma dinâmica que começou a recolher resultados já em 2005, mas é em 2006 que Dalila Rodrigues demonstra que é possivel fazer diferente e melhor, desde que para tal os Directores dos Museus Nacionais não sejam ou uma peça mais do acervo do museu que dirigem (Museu de Aveiro, por exemplo), ou não utilizem o museu em benefício próprio (Museu do Chiado, por exemplo).

Entre Janeiro e Novembro de 2006, e já descontando o efeito "Festa dos Museus", aquele Museu atinge o número impensável de cerca de 172.000 visitantes (172.008 para sermos mais exactos), quando o melhor ano do MNAA tinha sido 2001 com 87.427 visitantes!

E, para ficarmos com uma ideia mais correcta deste "furacão" centrado nas Janelas Verdes, em Lisboa, refira-se que dos 202.997 visitantes "ganhos" pelos 9 museus que cresceram no periodo, o MNAA é responsável por 84.581 visitantes, ou seja, cerca de 42% daquele número.

Continuaremos.

1 comentário:

João Barbosa disse...

Este ano ainda não fui ao MNAA, mas tenho de lá ir ver a nova aquisição, a do Frei Carlos