quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

MUSEU NACIONAL DE ETNOLOGIA
UM MUSEU MAL AMADO

Situado nas imediações do Museu Nacional dos Coches e do Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Etnologia é "a bela adormecida" dos museus nacionais.


Detentor de colecções de grande qualidade, relativas à vida rural portuguesa mas também de Angola, Moçambique, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Mali, Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões, possue ainda colecções muito importantes relativas aos Índios da Amazónia, Indonésia Timor e Macau.

Com uma média de visitantes anuais que varia entre os 10.000 e os 12.000, o facto de estar nas proximidades dos dois museus já referidos não lhe proporciona qualquer tipo de vantagem, dado que o "patrão" IPM não sabe, ou não quer, tirar partido dos museus que tutela.

Bastava algum tipo de material informativo, apelativo e bem executado, exposto naqueles dois museus, para que o Museu Nacional de Etnologia tivesse a visibilidade que merece mas não tem.

As raras exposições que se vão realizando no Museu, são de uma extrema qualidade, quer ao nível da instalação quer ao nível da informação, constituindo um enorme prazer para os poucos que têm o previlégio de as visitar, como é o caso desta Formiga vossa criada (salvo seja...).

Mas como se não fosse suficiente o abandono que a tutela dedica a este museu ao nivel da informação nos museus vizinhos, o Museu Nacional de Etnologia nem a WEBSITE tem direito no portal do IPM. Quem pretender saber das actividades do museu, é amávelmente convidado a visitar o site do IPM, onde nada consta.

Também não é de admirar.

A exposição actualmente em curso no Museu Nacional de Etnologia, mais uma vez de enorme qualidade como podem "pressentir" na fotografia acima publicada, e que se intitula "SOGOBO - Máscaras e Marionetas do Mali"( uma doação de Francisco Capelo), está aberta desde Novembro de 2004 !

Sim, leram bem: NOVEMBRO DE 2004.

Se aqueles que se interessam por estas coisas tiverem oportunidade de visitar o museu, não a percam. Verificarão que o tempo dispendido foi muito bem empregue.
Já agora, posso garantir que mesmo a criançada fica delirante e entusiasmada com o Museu.

Não percam!

Nota final: para "aguçar" o vosso "apetite", mais duas fotografias da colecção actualmente exposta.







DIVIRTAM-SE !

1 comentário:

Anónimo disse...

Não é descuido ou esquecimento da tutela. é mesmo autismo do seu director!!! apenas...

anónima ao meio dia e vinte