segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

O PAPEL DA "CLASSE CRIATIVA" NA NOVA AGENDA DE MUDANÇA, SEGUNDO FRANCISCO JAIME QUESADO

Francisco Jaime Quesado, gestor do Programa Operacional Sociedade do Conhecimento, publica hoje, no jornal Público, um artigo sobre o papel da chamada "Classe Criativa" e do papel determinante que Richard Florida, (entre outros), assume na divulgação daquele conceito.

Baseando-se em Richard Florida o gestor do POSC faz afirmações "ousadas" sobre o pensamento daquele eminente americano, mas o motivo deste texto não é esse.

Afirma Francisco Jaime Quesado a dado passo do seu artigo de opinião:
"- Cultura da Cooperação: A ausência da prática de uma "cultura de cooperação" tem-se revelado mortífera para a sobrevivência das organizações. Na sociedade do conhecimento sobrevive quem consegue ter escala e participar, com valor, nas grandes redes de decisão. Num país pequeno, as empresas, as universidades, os centros de competência políticos têm que protagonizar uma lógica de "cooperação positiva em competição" para evitar o desaparecimento. Querer cultivar a pequenez e aumentá-la numa envolvente já de si pequena é firmar um atestado de incapacidade e de falta de crença no futuro".

Sucede que este gestor do POSC perdeu aqui uma boa oportunidade para exemplificar como tudo pode ser diferente em Portugal.

Ao citar largamente Richard Florida, não fornece uma única pista (ou link, se preferirem) para todos aqueles, e devem ser muitos, que poderiam estar interessados em conhecer o trabalho daquele cientista social.

E Richard Florida tem um trabalho fundamental sobre a Europa e Portugal, em parceria com Irene Tinagli, que está disponivel gratuitamente na Net, intitulado "Europe in the Creative Age".

Como no formigueiro não seguimos a política de "fazer caixinha" do conhecimento, aqui ficam quatro links para vosso proveito:

1º link - artigo de Francisco Jaime Quesado no Público (link)
2º link - texto completo de "Europe in the Creative Age" (link)
3º link - CreativeClass (home of the richard florida creativity group) (link)
4º link - Creative London (the strategic agency for London´s creative industries) (link)

Só quando a informação for partilha e divulgada, é que este "rectângulo mal frequentado" poderá encaminhar-se para um esboço de país.

Mas com exemplos destes, ainda vamos demorar muito tempo.

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