terça-feira, 9 de janeiro de 2007

OS VISITANTES DOS MUSEUS NACIONAIS
II - MUSEU NACIONAL DE ARQUEOLOGIA


Situado na ala poente do Mosteiro dos Jerónimos, este Museu debate-se com falta de espaço para desenvolver, de forma mais adequada, a sua actividade.

No entanto, e face à comum falta de verbas, o Museu Nacional de Arqueologia não tem parado de crescer.

Comparando Janeiro/Novembro de 2001 com igual periodo de 2006, o número total de visitantes cresceu cerca de 80%, situando-o em 2º lugar no número de aumento de visitantes, cerca de 38.000, mas mesmo assim muito longe do líder, o Museu Nacional de Arta Antiga, com cerca de 85.000 novos visitantes em 2006.

Enquanto o número de alunos de escolas visitantes do Museu pouco aumento verificou (mais 800 alunos e um crescimento de 9%), o aumento de visitantes estrangeiros saldou-se por um acréscimo de cerca de 29.000, o que representa 136% de aumento face a 2001.

Poderá, e justamente, argumentar-se que o aumento de turismo na zona para isso muito contribui, e é verdade.

Mas o que também é verdade é que o Museu Nacional dos Coches, também integrado na nossa "milha de ouro museológica" registou, entre 2001 e 2006, um decréscimo de cerca de 19.000 visitantes, ou seja, -22%.

Portanto, algum mérito se deve atribuir à direcção do Museu Nacional de Arqueologia.

Mas não foi só nos visitantes estrangeiros que se verificaram aumentos, também os visitantes nacionais aumentaram.

Descontado já o "efeito" Festa dos Museus, os visitantes nacionais deste Museu aumentaram cerca de 60%, ou seja, mais 9.374 visitantes.

Assim, e como ao longo dos vários textos a publicar se poderá verificar, é que para além da falta de verbas, aquilo de que um grande número de Museus Nacionais necessita é de Directores competentes e empenhados, que os há no IPM, e, tão ou mais importante do que isso, uma Direcção do Instituto Português de Museus capaz de actuar e exigir responsabilidades aos Directores de Museus de sí dependentes, e não de pactuar com os vários tipos de atropelos que se cometem em alguns Museus Nacionais como o do Chiado, do Azulejo ou Conímbriga, só para focar 3 dos principais Museus Nacionais.

Continuamos amanhã.

1 comentário:

João Barbosa disse...

Julgo saber que este museu vive há anos com problemas de falta de verbas, que o impedem de se renovar, ampliar e modernizar. Contudo, não estou bem certo do que acabo de escrever. No entanto, neste país não me parece disparato o que acabo de afirmar...