quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

AINDA A ENTREVISTA DE MIGUEL COELHO À VISÃO

Visão - O modelo de gestão deve manter-se?

MG - Quer eu quer o PS entendemos que não. Uma via possível será a de copiarmos o modelo catalão de dividir a cidade em cinco ou seis distritos e ter um vereador responsável por cada uma dessas zonas, com competências em matéria de urbanismo, trânsito, etc. O presidente da Câmara ficaria como coordenador.

Este Miguel Coelho é "um querido", mas, pelos vistos, não aprende nada.

O tal "modelo catalão" de que Miguel Coelho fala, não existe.

O que existe, isso sim, é o modelo aplicado em Barcelona, o que não é exactamente o mesmo que a Catalunha.

Detalhes...

Mas a ignorância de Miguel Coelho ainda vai mais longe.

O tal "modelo catalão" (o tal que não existe) já constava do programa eleitor apresentado por Carrilho nas últimas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa, devidamente identificado como "o modelo de Barcelona", e não catalão.

Detalhes...

Mas a ignorância de Miguel Coelho ainda vai mais, mas muito mais longe.

Barcelona está, efectivamente, dividida em seis distritos, só que, e em primeiro lugar, cada distrito não aplica uma política individual, mas sim a política comum apresentada pelos partidos concorrentes à governação de Barcelona, e devidamente particularizada para cada distrito.

Detalhes...

Mas a ignorância de Miguel Coelho ainda vai mais, mas muitíssimo mais longe:

Cada distrito de Barcelona dispões de dois orgãos dirigentes, um político, dirigido por um vereador, e um técnico, constituido e dirigido por profissionais.

Ao primeiro compete instruir e fiscalizar os segundos, enquanto estes, mediante objectivos préviamente bem definidos, executam o projecto político.

No fundo, no fundo, o que Miguel Coelho propõe, corresponde à formula "mudar para que tudo fique na mesma"

Em lugar de um único vereador responsável pelo urbanismo, como actualmente se verifica, o que Miguel Coelho insinua é que passariamos a têr seis vereadores responsáveis pelo urbanismo, entre outros "pequenos fretes".

Se com um único vereador a Polícia Judicária já tem o trabalho que tem, então com seis...

Há, é verdade, "Acima de tudo, há que cumprir a lei".

Pois...

Detalhes...

1 comentário:

João Barbosa disse...

Não sei como Barcelona é gerida, mas parece-me que uma cidade da dimensão de Lisboa, com os seus problemas e integrada numa área metropolitana deve ser gerida metropolitanamente.
A mim parece-me fazer mais sentido eleger directamente os autarcas da Area metropolitana de Lisboa. Depois, reorganizar o sistema de freguesias, criando departamentos ou distritos urbanos maiores do que as actuais diviões.
Parece-me também que o sistema multicor no executivo municipal não faz grande sentido, penso ser preferível um parlamento municipal com funções fiscalizadoras fortes e poder interventivo.
Não sei se funciona assim Barcelona ou as grandes cidades. Nem sei se era este o modelo proposto. Porém, parece-me que gerir Lisboa de forma isolada dos restantes concelhos não faz grande sentido.
Saudações