quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

CEM COMENTÁRIOS*

Portugal pode vir a ser importante
plataforma mundial de produtos chineses


"O Governo prevê que a utilização do país como placa giratória possa criar novos pólos empresariais, nomeadamente relacionados com o acondicionamento e a reembalagem de produtos".

"... o acordo assinado hoje é um "memorando de entendimento" que pretende aproveitar quer o aumento exponencial das exportações chinesas, quer a futura plataforma do Poceirão, no concelho de Palmela, um investimento de perto de 500 milhões de euros, que deverá criar oito mil postos de trabalho".
in: jornal público de 31.1.2007

* -
necessitam-se (e vão 5, já só faltam 95)

7 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me uma evolução natural...
Depois de abrir, pelo menos uma loja de chineses em cada terra, nada como transformar o país num entreposto dos produtos chineses...
Cumprimentos,
João Tiago Tavares

João Barbosa disse...

Manuel Pinho, ministro da Logística, irá inaugurar o empreendimento de Palmela?
Mais a sério:
Há uma coisa que me interrogo nesta coisa da importação de bens chineses (e doutros países) que é o dumping social.
Quantas horas trabalha um trabalhador chinês por semana? Quantos dias por semana trabalha um chinês? Quantos salários anuais aufere um trabalhador chinês? Qual é o grau de protecção social dum trabalhador chinês? Há ou não situações de esclavagismo na China?
Todos estes pontos além de económicos relacionam-se ainda com os Direitos Humanos. O que aconteceu aos Direitos Humanos? Esqueceram-se. A política realista mandou-os para a gaveta. Muito bem, compreendo. Mas então, ao abrigo dessa mesma política real, pergunto-me se o caminho que se pretende para a humanidade é o da China?
Curioso que não tenha ouvido a voz sempre pronta do PCP bradar pelos Direitos Humanos nesta viagem. Nem a voz do dr. Carvalho da Silva face à ameaça chinesa. O que se faz perante o dumping social da China?

Nunca mais como Xop Soi!

João Barbosa disse...

Posto este meu comentário sentei-me frente ao televisor: cinco políticos e um jornalista. Manuel Pinho vergastado unanimemente, até por quem representava o PS (Francisco Assis).
Vim cá só para sublinhar a parte final do meu comentário: Fernando Rosas (BE) pôs a questão dos Direitos Humanos e dos Direitos Sociais na China, uma esquerda moderna, inteligente e observadora da prática dos comunismos. Ao lado, António Filipe (PCP) esteve caladinho que nem um rato.
Nada mais me trouxe além deste reforço. (julgo que não conta para os cem)
Saudações

Anónimo disse...

Ontem fiz um tofu agri doce que, por acaso, ficou mesmo delicioso.
O que é que se passa com os ovos modernos cuja a gema cozinhada não tem o amarelo de outrora?

João Barbosa disse...

diria que o problema tem a ver com falta de amarelo... ou excesso de branco.
será que os ovos chineses, os chineses mesmo da China, são mais amarelos?

tofu agri doce? parece-me bem.

Caro Formiga Bargante, a avaliar pelas declarações do primeiro-ministro, as declarações de Manuel Pinho são mesmo para levar a sério. Segundo Sócrates, Pinho não disse o que disse, por isso ele disse o que Pinho gostaria de ter dito e não disse. Uma trapalhada. Portanto, o Governo pensa mesmo aquilo que Pinho disse.

Anónimo disse...

Andam o nosso primeiro e o rapaz da economia, travestidos de Maria José Nogueira Pinto?! No discurso claro e lógico que sopram da China, bem entendido...
Cumprimentos,

João Tiago Tavares

João Barbosa disse...

Pois acho-os é travestidos (no discurso) de comunistas. A miséria só serve o comunismo. Louvar os salários baixos é fazer a apologia do operariado faminto, do caldo de cultura onde floresce obscurantismo. Aquelas palavras não são de esquerda nem de direita, são de estupidez!