EXPERIMENTA DESIGN, LEMBRAM-SE?
O "Des+gn mais", programa que visa promover empresas e marcas nacionais no mercado externo através do design, está a terminar. Mas não para os envolvidos, para quem tudo está em aberto. Mais de 300 produtos de 75 designers estão em fase de produção e "já houve contactos com as empresas intervenientes com vista à sua internacionalização", disse ao DN Beatriz Vidal, designer e vice-presidente do Centro Português de Design (CPD).
O programa de dois anos, financiado pela União Europeia e apoiado pelo CPD, Prime e Ministério da Economia e Inovação, está a terminar, mas parte deste trabalho pode ser vista até dia 11, no edifício Moda Lisboa. "Vão estar em exposição quatro trabalhos de cada um dos 75 designers que entraram no programa, a duas dimensões", explica Beatriz Vidal. Vários destes projectos estiveram expostos...
in: diário de notícias de 7.3.2007 (link)
Oito milhões de euros depois, (total do investimento efectuado na Experimenta Design), parece que finalmente se começa a perceber que não é investindo em figuras pretensamente mediáticas (Guta Moura Guedes), mas sim nas estruturas existentes (Centro Português de Design + ICEP), que se criam condições para fazer a ligação da indústria com o design, e aumentar assim a nossa capacidade exportadora.
O que não deixa de ser preocupante é o facto de este programa, financiado pela União Europeia e apoiado pelo CPD, o programa Prime e o Ministério da Economia e Inovação, estar a chegar ao seu termo, dado que foi previsto para dois anos.
Estes programas são essenciais para o desenvolvimento das nossas capacidades produtivas, tendo em vista não só o mercado interno mas também a exportação, e deverão ser programas para vários anos, provávelmente até mais que uma dezena deles, dado o nosso atraso nestas e noutras disciplinas.
Antes de acabar, não quero deixar de vos chamar a atenção para o London Design Festival, onde em 2006 o "des+gn mais" esteve presente (link), e em particular para a programação, a anunciar em breve, da edição de 2007, a decorrer entre 15 e 25 de Setembro próximo.
Acedam a esta página (link) e na rúbrica "Details of Festival programme announced July 2006" descarreguem, em PDF, o programa de 2006.
Depois comparem com as programações das várias edições da Experimenta.
Este deve ser um dos poucos serviços que devemos agradecer a Carmona Rodrigues, o de ter criado o pretexto para Guta Moura Guedes acabar com a Experimenta.
Não é nada, mas já é alguma coisa na coluna dos activos do ainda presidente da CML.
quarta-feira, 7 de março de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
O meu amigo ainda não percebeu que a srª dª GMG anda a ser financiada pelos orçamentos da cultura (município de Lx, MC e POC) e que o CPD é financiado pelo orçamento destinado à realidade, ou seja a economia. Se observar o que se passa no mundo, estes projectos exigem auditores, contabilistas, boa informação estatística, controle de gestão, etc. Os outros tem consultores, sábios, programadores, directores artísticos, assessores de imprensa e gabinetes de imagem, etc, etc.
Na prática, e a final, em uns obtêm-se resultados e em outros não, apesar de, escusado seria dizer, objecto artístico ser o mesmo.
Capsice?
Enviar um comentário