quarta-feira, 14 de março de 2007

O PROBLEMA JÁ NEM É A MINISTRA, É O PRIMEIRO-MINISTRO.

FACTOS

  1. - Pedro Lapa acumula o cargo de Director do Museu Nacional do Chiado com o cargo de "adviser" da Ellipse Foundation. Segundo o código de conduta da Associação dos Directores de Museus da América do Norte (México, EUA e Canadá), Pedro Lapa jamais seria admitido naquela Associação.
  2. - O Centro Cultural de Belém, pela mão de Mega Ferreira, cessa o acordo que tinha levado à criação da Festa da Música, sendo muito polémica esta decisão, a nível internacional.
  3. - Pinamonti, director do Teatro de S.Carlos, é despedido por carta, meia-hora antes da sua demissão ser anunciada pelo secretário de estado da cutura. Salazar costumava "despedir" os seus ministros também por escrito, mas com mais antecedência. Curioso verificar que a dupla de ex-comunistas que governam o ministério da cultura siga o exemplo do "velho das botas".
  4. Por incúria do ministério, alguns museus de Lisboa são obrigados a encerrar parte das suas instalações por falta de vigilantes. Para se ter uma ideia mais exacta da dimensão desta questão, consulte-se no livro de reclamações do Museu Nacional de Arte Antiga (é público...) a reclamação apresentada por uma guia turistica que acompanhava um grupo de cerca de vinte turistas americanos, e o que ela diz sobre os comentários dos americanos depois de terem tido visitas frustradas, por encerramento total e parcial dos Museus do Azulejo e do Museu Nacional de Arte Antiga
CONSEQUÊNCIAS

  1. A nivel internacional, e no que à cultura diz respeito, a imagem de Portugal está a ficar muito degradada. Nos circulos mais especializados tem sido motivo de comentários muito agrestes a situação de Pedro Lapa, e a incompreensão que a manutenção de tal situação provoca. Quanto aos comentários que se fazem nos circuitos internacionais de música clássica e agora da ópera, Portugal é cada vez mais olhado como um país não credivel.
  2. O encerramento de museus, por falta de vigilantes, situação que já se arrasta desde meados de 2006, tem tido um impacto muito negativo nos turistas afectados por esta medida, não contribuindo em nada para a manutenção ou melhoria da nossa imagem enquanto país.
  3. É curioso verificar que enquanto internacionalmente a cultura é considerada um veículo essencial para a afirmação da identidade dos povos, mas também como meio de entendimento e aproximação entre culturas (veja-se o estudo Cultural Diplomacy-link), em Portugal o Ministério da Cultura é tutelado por uma "dama" cujos critérios de selecção, segundo nos foi recentemente confidenciado, tiveram como base o facto de ser mulher e de sêr do Porto. Assim, aumentou-se a percentagem de mulheres no governo e deu-se satisfação à "clientela" nortenha.
Portanto, e repetindo, o problema já nem é a ministra, é o primeiro-ministro, que com um comportamento cada vez mais arrogante sanciona o comportamento da parelha que desgoverna o ministério da cultura.

1 comentário:

João Barbosa disse...

Caro Formiga, hoje está em grande. Certeiro e forte.
Saudações