domingo, 26 de agosto de 2007

AS PALAVRAS DOS OUTROS

O CACHIMBO DE MAGRITTE - BLOGUE
Uma baixeza

O artigo de Luís Raposo, Director do Museu Nacional de Arqueologia, no Público de hoje, é simplesmente vergonhoso. Não porque tenta justificar o injustificável, a demissão da ex-directora do MNAA Dalila Rodrigues, mas porque insulta todos os que têm outra opinião, pressupõe a própria superioridade moral e intelectual, auto-elogia-se, insinua erros que não aponta, fala de números sem números e, sobretudo, faz ataques pessoais do princípio ao fim ("oportunismo", "ânsia de vedetismo", "vitimização", "relação meramente instrumental com os museus", "projectos de ambição pessoal", "parasitagem dos acervos", "obsessão por cair nas boas graças da movida nocturna e dos media": eis alguns dos mimos que dedica à sua ex-colega).
Em suma, uma baixeza vomitada pelo puro ressentimento.
E, como se não bastasse,...
link

DEFENDER O QUADRADO - BLOGUE
Direito à indignação
No Público de ontem saiu um artigo assinado por Luís Raposo, director do Museu Nacional de Arqueologia (MNA) e signatário de um abaixo-assinado que se demarcou das afirmações de Dalila Rodrigues, posto a correr por altura do episódio da não renovação da comissão de serviço, como directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).
O artigo é duro e demolidor, arrasando muito do que foi dito sobre a performance de Dalila Rodrigues nesse cargo, sobre as suas posições no que respeita a lei de financiamento dos museus, a sua pretensão relativamente à autonomia financeira do MNAA e sobre as suas posições anteriores, noutros aspectos da política cultural deste governo. É, sem dúvida, um ataque pessoal, que responde passo por passo ao que tinha sido divulgado nos media, fundamentado e concretizado.

Numa pesquisa pela Internet, dei apenas por...
link

INDUSTRIAS CULTURAIS - BLOGUE
A exposição de sapatos não é uma exposição
Li nos jornais que o Museu Nacional do Traje e da Moda tinha uma exposição temporária sobre sapatos. Estando a preparar material de estudo sobre o assunto, dirigi-me lá, com a forte expectativa de obter informações valiosas.
A exposição resume-se a cinco vitrinas numa sala acanhada e sem ventilação (a manhã de hoje estava fresca mas no interior não se podia ficar muito tempo), entre a sala da recepção e a entrada para o corpo central do museu.
Nem uma só etiqueta inventariando os escassos pares de sapatos, alguns em mau estado de conservação. Uma empregada veio ter comigo dizendo que...
link

Nota formiga bargante: Madalena Bráz Teixeira, directora deste museu, é uma das subscritoras do "manifesto" da Brigada do Reumático.

Sem comentários: