segunda-feira, 31 de outubro de 2005

ESTA VIDA SÃO DOIS DIAS (AGENDA)





Hoje vamos propor um projecto e uma estreia.

O projecto é a Zé dos Bois, no Bairro Alto, em Lisboa (ZDB para os amigos), que está a comemorar 11 anos de vida.
E fá-lo da melhor maneira. Muita festa, muitos acontecimentos (música, dança contemporânea, artes visuais, performance e interdisciplinares da imagem), mas, e segundo a "douta" opinião da Formiga Bargante, o melhor da festa é a inauguração da nova programação "Áreas de NEGÓCIO"
Nada melhor que transcrever o que diz a ZDB desta nova programação:

Áreas de NEGÓCIO, é uma nova programação da ZDB para o espaço NEGÓCIO.
Consiste essencialmente num estaleiro de criação que implica receber em residência projectos embrionários de criadores de áreas performativas, e acompanhar o seu progresso com vista à sua apresentação pública.
Áreas de NEGÓCIO são esboços que a ZDB acolhe e ajuda a pôr em prática, acompanhando a vários níveis e desde a sua ideia inicial, apoiando na sua concepção, produção, comunicação e divulgação.

A falta de apoios pontuais para a criação eleva o investimento e a disponibilidade necessários para edificar objectos artísticos.
Actualmente, privados de mecenato, apoios estatais, ou de outros, os criadores que não pertençam a uma estrutura não têm hipóteses de criação independente.
Áreas de Negócio, são projectos que nascem essencialmente da vontade de existir.
Não são encomenda, encargo ou incumbência, são desejo, vontade e empenho.

E AGORA A ESTREIA

TEATRO-FANTASMA
My spectre around me night and day

É um primeiro projecto da dupla Carla Bolito e Cláudio da Silva, que "nasce sobretudo da sua necessidade, à parte do trabalho regular como intérpretes noutros projectos, criar um espaço só seu, partindo do contacto com o outro. Alimentaram essa vontade nos intervalos entre outros trabalhos, até que em conjunto com a ZDB foi possível encontrar espaço e meios mínimos para satisfazer esta necessidade".

Quanto à peça, "no Teatro-Fantasma os actores estão mortos e falam".

A peça estará em cena nos dias 2, 3, 4, 5, 9, 10, 11 e 12 de Novembro.

Mais informações aqui no link.

Sem comentários: