sexta-feira, 7 de abril de 2006

CRÓNICA DE UMA VISITA, NUM DIA DE CHUVA,
AO MUSEU DO AZULEJO,
EM LISBOA.

V- DE UMA IGREJA À ESPERA DE UM MILAGRE

Instalado no antigo Convento da Madre de Deus, fundado em 1509 pela Rainha D.Leonor, o Museu do Azulejo compreende também uma igreja "com importantes conjuntos de pintura e revestimentos de azulejos, a sacristia, com um arcaz de madeira do Brasil e emolduramentos de talha integrando pinturas, o coro alto, com rica ornamentação em talha dourada, a capela de Santo António, com decoração barroca setecentista e um grande número de telas da autoria de André Gonçalves".
in: folheto do museu do azulejo

Trata-se, na verdade, de um conjunto de enorme beleza e valor. Para aqueles que ainda não tiveram oportunidade de visitar a Igreja do Convento da Madre de Deus (e acreditem que vale bem a pena) aqui fica uma fotografia (má, já sei, mas depois de tantas emoções, o que esperavam?) para lhe despertar o interesse para uma visita.Mas, antes do prazer, o pesadelo.

Acontece que a parede da igreja do lado esquerdo da imagem, é a mesma parede onde está exposto, do lado do claustro, o painel de Lisboa, cuja imagem voltamos a repetirParede esta que tem as tais infiltrações que obrigaram à desmontagem de uma secção deste painel, lembram-se ? Para os mais distraidos, aqui fica, repetida, a imagemSe as infiltrações na parede provocam este "belo" efeito de podrião na madeira de suporte do painel, o que estará a acontecer no outro lado, no lado da igreja, à talha dourada, aos quadros e aos azulejos?

Boas coisas é que não estão a acontecer, de certeza !

Para uma melhor apreciação do problema aqui levantado, aqui fica mais uma foto da igreja, esta tirada do coro alto, também ele com parede comum ao painel de Lisboa.Perante tanta irresponsabilidade, dado que sabemos que o problema das infiltrações já é antigo (e basta olhar para o estado das madeiras para o poder perceber) que outra coisa espera esta igreja senão que um milagre a proteja ?

Se não for uma intervenção divina que salve a igreja, o director do museu é que não é, certamente.


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