ANTÓNIO COSTA, O LICOROSO, PERDÃO, RIGOROSO.
Quando António Costa se zangou com Sampaio
link
sexta-feira, 29 de junho de 2007
quinta-feira, 28 de junho de 2007
AS PALAVRAS DOS OUTROS
Um país"berardizado"
É óbvio que, ao contrário do que tem vindo nos jornais, Berardo não insultou nem humilhou Mega Ferreira. Humilhante, para alguém com a estatura intelectual de Mega Ferreira, teria sido ser elogiado por alguém como Berardo. Para comprar arte basta ter dinheiro; não é, como se prova pela figura junta, preciso ter educação ou bom gosto. Parece que Berardo tem dinheiro, e é natural que a facilidade com que "comprou" ao Governo o Centro Cultural de Belém (com a singularíssima particularidade de o Governo ainda lhe pagar para ele o comprar) o tenha convencido de que tudo está à venda. E pelo menos muita coisa está, ou o Governo não assistiria de cócoras ao achincalhamento público de um seu delegado (na SIC, Berardo chegou, entre mais mimos "à la Jardim", a chamar doente mental a Mega Ferreira). O CCB é apenas um episódio da crescente "berardização" do país. E o deslumbramento venerador e obrigado da luzida representação governamental na inauguração do museu apenas outro. O que fez o pé de Berardo escorregar de novo para a chinela foi o facto de a "sua" bandeira não ter sido hasteada ao lado da do CCB. Ainda há-de chegar o tempo em que a bandeira de Berardo terá que ser hasteada ao lado da bandeira nacional ou em vez dela, ou Berardo demite o Governo.
in: manuel antónio pina - jornal de notícias (link)
Publicado por formiga bargante às 23:50 0 comentários
AL MAZEM museu berardo
quarta-feira, 27 de junho de 2007
NÃO É POR NADA, MAS... (I)
Alguém saberá informar se o "contracto" entre o Estado Português e José Berardo, relativo à colecção do chamado "Museu Berardo", já foi assinado?
Publicado por formiga bargante às 23:55 0 comentários
AL MAZEM museu berardo
IMPORTA-SE DE REPETIR?
"...sócios dos clubes da Primeira Liga não vão pagar a entrada."
in: sicnotícias - link
Publicado por formiga bargante às 23:45 1 comentários
AL MAZEM museu berardo
JOSÉ BERARDO, A QUINTA COLUNA DE JARDIM NO "CONTNENTE".
Deram-lhe corda, agora temos que o aturar.
Nota: foto "sacada" do blogue Portugal dos Pequeninos
Publicado por formiga bargante às 22:45 1 comentários
terça-feira, 26 de junho de 2007
IMPORTA-SE DE REPETIR?
"No mesmo sentido, António Costa classificou de "absolutamente prioritário" que o próximo executivo camarário possa descongelar o plano da Baixa-Chiado, que "por pura politiquice foi congelado na câmara e sobretudo na Assembleia Municipal".
in: jornal público - link
Como António Costa é um homem de rigor, convinha que não se "esquecesse" de acrescentar à afirmação acima referida que o Projecto de Revitalização da Baixa-Chiado foi chumbado, por unanimidade, numa comissão especializada da Câmara Municipal de Lisboa.
E que para a unanimidade contribuiram os dois votos dos representantes do PS!
Publicado por formiga bargante às 23:50 1 comentários
PERDOAI-LHE SENHOR, QUE ELE NÃO SABE O QUE DIZ.
FERNANDO NEGRÃO METE OS PÉS PELAS MÃOS EM ENTREVISTA E CONFUNDE EPUL COM IPPAR E COM EPAL
in: jornal público - link
Deus bem pode perdoar-lhe, mas, e os lisboetas?
Publicado por formiga bargante às 23:45 1 comentários
AS PALAVRAS DOS OUTROS
Toma lá"kultura"
Nunca arrepelarei suficientemente os cabelos que me restam por a vida, a poesia & mais minudências me terem levado para fora do Porto no memorável dia da estreia do "Jesus Cristo Super-estar" de Rio/La Feria no ex-Rivoli ex-Teatro Municipal. Mesmo receando transformar este lugar num Muro das Lamentações, mesmo correndo o risco da extemporaneidade, mesmo estremecendo de pavor com a perspectiva de ser, também eu, crucificado, ainda por cima no "site" camarário (e, se calhar, com música pimba), não posso adiar tanta e tão desconsoladora decepção. Já não me bastou não ter sido filmado, ainda perdi - descobri-o só agora na Net vendo melancolicamente o vídeo do lantejoulado sucesso - o mais relevante acontecimento "kultural" do Porto pós-Capital Europeia. Rui Rio posando para a posteridade (toma lá "kultura"!) com Lili Caneças, com Cinha Jardim, com Mimi Travessuras e com não sei quantos mais vestidos de noite, "smokings" e dentes à mostra, enquanto a canalha, lá fora, de "R" na mão, reclamava desgravatadamente teatro, cinema, música, dança, novo circo (não queria a canalha mais nada). Entre Cristo e Barrabás, a canalha escolhe sempre Barrabás. Mas felizmente elegemos Pilatos. Estou a vê-lo neste momento na TV a falar de "1%, 2% e 3%". Valha-nos isso.
in: Manuel António Pina - jornal de notícias (link)
Publicado por formiga bargante às 23:00 0 comentários
sábado, 16 de junho de 2007
sexta-feira, 8 de junho de 2007
Até 15 de Julho estaremos em "trabalhos comunitários".
Em seguida vamos de férias!
Bem merecidas!
Voltaremos lá mais para Agosto.
Divirtam-se!
Publicado por formiga bargante às 12:29 0 comentários
quarta-feira, 6 de junho de 2007
Já não se fazem guerras como antigamente, é um facto. O próprio presidente do Irão, referiu-se ao filme “300” como “ataque psicológico à cultura iraniana", obnubilando o facto do exército dos persas (do qual os iranianos vislumbraram com propriedade e conveniência a sua descendência) ter começado por ser um conjunto de cidadãos oprimidos que se revolta contra os Babilónios e acaba por fazer cair o Império Egípcio conquistando-o. Igualmente esquecido que numa das batalhas que antecedeu a batalha de Termópilas, deu origem à Maratona. A célebre Maratona, talvez a prova mais apetecida dos Jogos Olímpicos e aquela que colhe entre os participantes um brilhozinho nos olhos, e que quando ganha faz transformar as gotas de suor em diamantes tal é o número de marcas prontas a patrocinar o vencedor, surgiu de uma batalha. E foram os Persas quem a tornou tão importante: os Persas eram em maior número, cerca de 7 soldados Persas para cada soldado Grego, e não fosse a sagacidade de Dário de contornar a frente de ataque grega que tinha saído vitoriosa do primeiro confronto, e o grego Milcíades nunca se teria lembrado de ordenar a um mensageiro para correr até Atenas (42 km) e avisar as tropas que os Persas contornavam território por mar. O mensageiro deu a mensagem e morreu. Os persas mesmo no mar conseguiram eliminar mais um homem. Mais, que a pesquisa tenha indicado, nenhum grego venceu alguma vez a Maratona nos Jogos Olímpicos da Era Moderna e nem os participantes nem mesmo os medalhados fizeram algum dia o mundo “pular e avançar” como dizia o poeta. Eles bem sonham, mas não é o sonho que comanda a vida, nem a Maratona. É o jogging.
Publicado por Belogue às 23:55 1 comentários
AL MAZEM beluga
terça-feira, 5 de junho de 2007
SALDANHA SANCHES E A CABALA (OUTRA VEZ?)
O advogado José António Barreiros apresentou na segunda-feira no Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) uma denúncia criminal contra incertos, pedindo ao procurador adjunto que investigue os alegados crimes de denegação de justiça e prevaricação, corrupção passiva e abuso de poder subjacentes às declarações de Saldanha Sanches.
in: expresso online (link)
CABALA
6.1 - acção combinada, ou outra manobra ou arranjo pela qual, nos círculos editoriais ou teatrais, se consegue determinar o sucesso ou fracasso imerecido de alguma obra ou de algum artista.
in: dicionário HOUAISS da língua portuguesa - pág.1545
Comentário do formigueiro: então não querem lá vêr que alguém anda a tentar estragar o "número artístico" de Saldanha Sanches na campanha de António Costa para a presidência da Câmara de Lisboa?
Publicado por formiga bargante às 23:50 0 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
segunda-feira, 4 de junho de 2007
JORGE DE SENA
2.11.1919 - 4.6.1978
- oh não bem o povo, mas os grupos que o povo no poder
não inclui na partilha da pele do povo propriamente dito -
os clamores são comoventes pela democracia.
No entanto, é claro, nada pode fazer-se
que não clamar de mão no peito
(a outra coçando nos lugares impróprios),
pois que, em verdade, o poder dos grupos
é sempre o poder dos grupos.
Mas de cada vez que, farto de palavras,
um povo estoura com tais odres rotos,
e faz deles passadores que esguicham
muito menos sangue que o chupado em séculos,
os clamores são, a mais de comoventes, trémulos
de indignação, não já co´a mão no peito
(a outra coçando sempre nos lugares impróprios),
mas exigindo acções colectivas em defesa da ordem,
da justiça, da liberdade. E sanções (e bombas).
Pois que em verdade o poder dos grupos
é sempre o poder dos grupos, e lá dizia o poeta
"qualquer morte de homem me diminui", e o número
de mercenários diminui assim terrívelmente,
neste mundo em que são precisos tantos para manter a ordem,
a justiça, a liberdade, e sobretudo aquelas
que são feitas de pele de qualquer povo. E enfim,
considerando que a circuncisão é altamente uma prática higiénica
e desde há séculos predilecta de Jeová,
talvez que o grupo no poder nos quisesse vender
nem que seja um prepúcio em que investir capital.
30.1.1962 - Poesia -III - edições 70
Publicado por formiga bargante às 23:00 2 comentários
AL MAZEM jorge de sena
domingo, 3 de junho de 2007
SOB O SIGNO DA VERDADE - O ELOQUENTE "CASO SALGADO" - X e ÚLTIMO.
De qualquer modo, não tinha dúvidas de que era mais uma acha para a fogueira, e que eu ia continuar a arder por Lisboa. Alguns perceberam, poucos falaram, mas foi de Inês Pedrosa que - sem que eu tivesse trocado com ela uma palavra que fosse sobre este assunto - veio o diagnóstico mais lúcido e perspicaz sobre o que se tinha passado. Numa crónica sobre ambições amizades e traições, publicada na Única de 6 de Agosto e intitulada "A traição de um amigo", ela referia "casos de que a política recentemente nos tem oferecido exemplos copiosos, assistimos até a situações em que o brado à ética surge, alteroso, daqueles que a têm por sinónimo de interesse" . E mostrando perceber bem o que está por trás desta espúria identificação, escrevia: <É assim possível que um apoiante de um candidato venha desvincular-se dele bramando contra a "deficiência de carácter" e a "arrogância" do candidato, expressas no facto de não lhe ter dado o posto (vulgo, tacho) com que sonhava>.
Só faltou acrescentar - ecce Salgado!
Manuel Maria Carrilho - SOB O SIGNO DA VERDADE, página 123.
Publicado por formiga bargante às 23:55 1 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
NÓS POR CÁ TODOS BEM
Temas do rectângulo
Quando da próxima vez levantarmos a voz contra os "fracos reis" que nos governam,
tenhamos a coragem de reconhecer neles a triste imagem da "fraca gente"
em que nos deixámos transformar.
viriato soromenho marques - visão 18.5.2006
Publicado por formiga bargante às 23:15 0 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
António Machado Rodrigues - Antigo Vereador da CML
Interesses do autarca da Câmara de Lisboa, de alguns dos seus sócios e dos seus mais directos colaboradores cruzam-se, há quase 20 anos, no sector dos transportes e do estacionamento, com os interesses de um dos fundadores da Gisparques
António Machado Rodrigues, vereador do Trânsito da Câmara de Lisboa a meio tempo desde 1989, tem uma sociedade com um empresário que, por sua vez, é sócio de uma empresa associada a um dos grandes patrões do estacionamento privado da capital. A empresa através da qual o sócio de Machado Rodrigues está associado ao empresário do estacionamento tem sede no escritório particular do vereador.
O chefe de gabinete de Machado Rodrigues, dois antigos assessores da câmara e um cunhado do vereador foram sócios, até há dois anos, de uma empresa de que era sócio-gerente o mesmo empresário de estacionamento. Esta firma teve igualmente sede no escritório particular do vereador.
Difícil de entender? Não admira. O conjunto de ligações que evidencia as relações do vereador do Trânsito de Lisboa com o negócio do estacionamento também não é simples nem fácil de entender.
Os elementos recolhidos pelo PÚBLICO permitem concluir que o vereador que tutela o trânsito e o estacionamento da cidade tem uma ligação indirecta à Gisparques, empresa que foi vendida há dois anos por mais de 1,5 milhões de contos e integra hoje a maior sociedade portuguesa do sector, a Emparque.
Machado Rodrigues, um engenheiro especializado em circulação e transportes, diz que são tudo coincidências.
Ei-las, as coincidências, uma a uma.
José António Cerejo - jornal público de 4.12.2001 - via jornal da praceta LINK & LINK
Publicado por formiga bargante às 23:00 0 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
JORGE DE SENA
Ganha 400$00 por semana, o patrão conta
que ele se arranja do a mais com as gorjetas.
Os meus amigos morrem de cancro,
de tédio, de páginas literárias,
vi um rapaz sem as duas mãos que perdeu
na guerra (e o ortopedista ria-se de que ele
só queria por enquanto "calçar" uma das
que, artificiais, lhe preparou tão róseas).
As pessoas esperam com raiva surda e muita paciência
o autocarro, aumento de ordenado, a chegada
do Paracleto, bolsas de sopa do convento.
Mas o chofer de táxi contou-me que
discutira com um asno e lhe dissera:
"... v.que nesse tempo ainda andava a fugir
de colhão para colhão do seu pai
para ver se escapava a ser filho da puta..."
E é isto: andam de colhão para colhão
a ver se escapam - e muitos não escapam.
E os outros não escapam aos que não escapam.
Poesia III
Lisboa 5/8/1971
Publicado por formiga bargante às 21:00 1 comentários
AL MAZEM jorge de sena
sábado, 2 de junho de 2007
RELATÓRIO DO TRIBUNAL DE CONTAS EXPO98 - I
Dominante nas respostas recebidas dos três Presidentes dos Conselhos de Administração foi, no fundo, a preocupação e a intenção de, para já, embora por formas e com estilos diferentes, não responderam à globalidade, ou ao essencial das matérias constantes dos vários volumes do relato dos auditores, sem prejuízo, anunciado, de, se necessário, virem a assumir posteriores tomadas de posição.
in:relatório de auditoria nº 43/2000 - 2ª secção
Projecto EXPO98
2000
Publicado por formiga bargante às 23:00 3 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
sexta-feira, 1 de junho de 2007
TENHAM UM MUITO BOM DIA
about justin coombes (link)
Publicado por formiga bargante às 23:59 0 comentários
AL MAZEM justin coombes
NÓS POR CÁ TODOS BEM
Temas do rectângulo
Quando da próxima vez levantarmos a voz contra os "fracos reis" que nos governam,
tenhamos a coragem de reconhecer neles a triste imagem da "fraca gente"
em que nos deixámos transformar.
viriato soromenho marques - visão 18.5.2006
Publicado por formiga bargante às 23:58 0 comentários
SOB O SIGNO DA VERDADE - O ELOQUENTE "CASO SALGADO" - IX
Li, e engoli, tendo apenas feito algumas declarações de princípio sobre a defesa do interesse público de que, manifestamente, Lisboa precisava. Percebi que aquele homem tinha sonhado muito com Lisboa: por isso mandou tantos recados, se ofereceu tanto. Por isso alimentou a escondida ambição - coisa de que nunca falou, mas revelava agora no Expresso - de acumular uma inacreditável quantidade os pelouros : o Urbanismo, o Planeamento e a Gestão, o Espaço Público, a Reabilitação Urbana e a Mobilidade!... Nada mais, mada menos, ele andara a sonhar ter nas mãos 80% do poder da Câmara. Ele queria, no fundo, ser presidente, mas às custas de outro, de alguém que aguentasse as "chatices políticas". E, no fim, voltar aos seus negócios, que entretanto deixaria, através de uma venda de conveniência, em mãos amigas.
É este homem que, com a inclassificável cumplicidade de um semanário em crise de responsabilidade, vem agora falar de "deficiências de carácter"!...
Mais um, pensei, afinal é só mais um dos muitos que já fizeram o mesmo, e que sempre o fizeram nas mesmíssimas circunstâncias - quando têm por trás uns média amigos ( uma vezes cúmplices, outras, imprudentes) e pela frente alguém que sempre defende intransigentemente, como eu sempre tenho feito na minha vida, o interesse público.
Manuel Maria Carrilho - SOB O SIGNO DA VERDADE, páginas 122 e 123.
Publicado por formiga bargante às 23:57 0 comentários
AL MAZEM ELEIÇÕES CML
TIMES ARE CHANGING
The makers of this year's documenta feel a close connection to the city of Kassel and its inhabitants, and would like to express this relationship. For that reason, on the evening before the opening we will not be giving an exclusive cocktail party for invited guests. Instead, the artistic direction is planning a big party for the citizens of Kassel and all those who are interested in documenta. Together with the team and the exhibition artists as well as the many art enthusiasts from all over the world who will be pouring into Kassel for the opening events, we will be celebrating the beginning of documenta 12 in the Bergpark Wilhelmshöhe.
After the Landes Jugend Jazz Orchester Hessen opens the programme, and Ruth Noack and Roger M. Buergel welcome the guests, the Norwegian rock band Kaizers Orchestra will create a rollicking festival atmosphere. Then the DJ formation Cluster - pioneers of the electronic scene - will get the partygoers moving to their electronic sounds. On this evening, the Bergpark will show itself from its loveliest side, bringing the spectacle to a close with an illumination of the water gardens. The Hessischer Rundfunk has kindly agreed to organise and provide the sound for the entire event.
Following the official programme, the launch of documenta 12 will move on to Kassel's clubs, bars and discotheques, continuing into the wee hours.
LINK
Publicado por formiga bargante às 23:36 0 comentários
AL MAZEM DOCUMENTA 12
Publicado por formiga bargante às 23:30 0 comentários
AL MAZEM daniel blaufuks
BORN IN THE U.S.A.
Fotografia e política americanas
about andres serrano (link)
Publicado por formiga bargante às 23:00 0 comentários
AL MAZEM andres serrano